O ano em que os Correios celebraram 360 anos marcou o início de uma nova era para a estatal. Em 2023, após o processo de privatização ter sido iniciado no governo anterior e posteriormente revogado, o rastreamento correios empreendeu uma série de ações para cumprir sua missão de reconstruir e fortalecer os Correios. Abaixo, destacamos os principais acontecimentos desse ano notável:
- Valorização dos Empregados:
- Antes mesmo das negociações coletivas, foram reintegrados benefícios retirados pela gestão anterior, como a licença-maternidade de seis meses e o auxílio para dependentes com deficiência.
- O diálogo com as entidades sindicais foi restabelecido, resultando em um acordo coletivo de trabalho sem mediação judicial após sete anos.
- Concessão de bolsas de estudo para profissionais de nível médio buscando a primeira graduação.
- Resgate de Receita:
- Recuperação de clientes públicos e privados que haviam deixado os Correios.
- Estabelecimento de parcerias estratégicas, como a colaboração com a CNP Seguradora para a venda de seguros pela rede de agências.
- Investimentos em Infraestrutura:
- Retomada dos investimentos em infraestrutura, com a inauguração de novos complexos operacionais em várias regiões do Brasil.
- Início dos processos para construção de centros no Maranhão e em Brasília.
- Compromisso com a modernização e construção de unidades operacionais, totalizando um investimento de R$ 856 milhões até 2026.
- Justiça Social e Combate às Desigualdades:
- Comprometimento com a diversidade, equidade e justiça social, resultando na criação de grupos de trabalho internos focados no enfrentamento ao sexismo, racismo e à LGBTfobia.
- Contratação de mais de 4 mil adolescentes e jovens por meio do programa Jovem Aprendiz dos Correios.
- Correios Comunidade:
- Inauguração da primeira agência dos Correios em uma favela brasileira, na comunidade de Paraisópolis, São Paulo.
- Expansão do projeto Correios Comunidade para outras regiões do país, levando endereço e cidadania a áreas anteriormente consideradas inacessíveis.
- Governança e Transparência:
- Parcerias estabelecidas para aprimorar o compliance.
- Alcance de 100% dos critérios de transparência ativa da Controladoria Geral da União (CGU).
- Vitória Legislativa:
- Sanção da lei que permite a contratação preferencial dos Correios por órgãos públicos.
- Aprovação da reforma tributária, garantindo na Constituição Federal a imunidade da estatal aos impostos federais, estaduais e municipais.
- Campanha Papai Noel dos Correios:
- Mobilização recorde na campanha, com apoio expressivo da sociedade, artistas, atletas, autoridades e do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
- Resultado extraordinário: 100% dos pedidos atendidos e alegria para mais de 270 mil crianças.